SISTEMA DE EXTINÇÃO POR ÁGUA NEBULIZADA DA FOGMAKER
FUNCIONAMENTO SISTEMA FOGMAKER
O sistema de extinção por água nebulizada da Fogmaker é composto por um recipiente de alumínio com água a alta pressão e bicos patenteados que aspergem água nebulizada pelo compartimento protegido.
O acumulador de pistão (1), cheio de agente extintor e nitrogénio, e pressurizado a 100-105 bares, está ligado a um sistema de distribuição composto por mangueiras de distribuição, tubos de distribuição e bicos de nebulização de água a alta pressão (2). A garrafa detetora (3), cheia com líquido detetor e nitrogénio, e pressurizada a 24 bares, está ligada a um tubo detetor de polímero (4). O acumulador de pistão e a garrafa detetora estão interligados através de uma válvula de segurança (5) patenteada que mantém o acumulador de pistão fechado caso a pressão no sistema de deteção seja normal.
Caso ocorra um incêndio, o tubo detetor (6) rasga-se, a pressão diminui no sistema de deteção e a válvula do acumulador de pistão abre-se. Quando o sistema é ativado, o pressóstato avisa o condutor através do sistema de alarme (7). O agente extintor é pressionado através dos bicos do sistema de distribuição e a água nebulizada a alta pressão é aspergida na totalidade do volume protegido (8).
Absorve o calor: 1 litro de água nebulizada a alta pressão é transformado em 1700 litros de vapor de água ao consumir 540 000 quilocalorias.
A água nebulizada da Fogmaker contém gotas de água tão pequenas que são precisas 8.000 para perfazer uma gota de água de tamanho normal.